O horário do seu treino interfere, sim, na sua performance e na sua rotina. Embora nem sempre é possível escolher o horário dos treinos, é importante conhecer os principais benefícios que cada um dos turnos é capaz de proporcionar.
Treinos pela manhã. Realizados antes de encarar o expediente, são ideais para aumentar o foco, o bom humor e a disposição ao longo do dia e regular o sono à noite. Até 10h, a temperatura ambiente tende a ser mais baixa, o que proporciona mais conforto para quem treina. Como é o período do dia no qual o nível de testosterona tende a estar mais alto, favorece a hipertrofia. No entanto, o aquecimento de manhã demanda mais atenção, já que os músculos e articulações costumam estar mais rijos. Pessoas que foram liberadas pelo médico e recebem orientação para fazer o jejum intermitente são muito beneficiadas ao treinar pela manhã sem se alimentar, uma vez que tais condições aceleram a queima de gordura. Vale reforçar que o treino em jejum é indicado em casos especiais, a exemplo de pessoas que praticam atividades físicas regularmente.
Treinos à tarde. Muitas pessoas são acometidas pelo “sono da sesta” de 12h às 15h e pelo desconforto causado pela alta temperatura ambiente, fatores que não tornam essa faixa de horário tão indicada para o treino. Se você treina logo antes do almoço, espere meia hora entre o fim do exercício e o início da refeição. Por sua vez, a temperatura corporal alta no fim de tarde favorece a força muscular e a resistência do coração, o que impacta na otimização do desempenho esportivo. Há também uma associação entre treinos vespertinos e noturnos a uma menor incidência de machucados, uma vez que músculos e articulações ficam mais flexíveis nestes horários. Após às 17h, a temperatura ambiente tende a baixar, o que é mais confortável. No entanto, é justamente após o horário comercial que as academias e pistas de corrida ficam mais cheias.
Treinos à noite. Estressados e ansiosos podem se beneficiar ao extravasar a tensão acumulada durante o dia no treino à noite. Afinal, nada melhor do que a liberação de serotonina e endorfina para proporcionar aquela sensação de bem-estar. Infelizmente, o cansaço físico e mental pode prejudicar o rendimento do treino em alguns casos. Ao treinar à noite, sua rotina de sono deve ser preservada com um cuidado especial: procure encerrar o treino pelo menos duas horas antes de dormir. Seu sono agradece.
Quer saber como otimizar a performance do seu treino de acordo com os seus objetivos? O Instituto Dr Bruno Lage conta com uma equipe qualificada e especializada de médicos e profissionais da área de saúde para te orientar na busca pela sua melhor versão. Aguardamos o seu contato. Será um prazer te receber!