Chamamos de envelhecimento precoce aquele que não é relativo à ação do tempo. Ou seja, quando uma pessoa tem a aparência de ser mais velha do que realmente é, com sintomas que se apresentam com linhas de expressões, fios de cabelo brancos, manchas na pele, olheiras, flacidez, entre outros.
Esse processo metabólico causado pelos radicais livres é normal com o avanço dos anos. No entanto, é possível que seja mais rápido que a natural ação do tempo, quando são praticados hábitos de vida não muito saudáveis.
Veja quais são os hábitos nocivos que provocam o envelhecimento precoce!
Ter uma má alimentação
Alimentos com baixos nutrientes, muito açúcar, sal e gorduras não conseguem combater a ação dos radicais livres. Alimentos processados e muito industrializados, carregados em sal ou açúcar podem ocasionar outras doenças, além de acelerar a morte celular, o que acarreta uma aparência mais envelhecida.
Expor-se a poluição
A exposição à poluição ocorre mesmo se ela não for visível a olho nu. Basta sair de casa que já se está exposto. Essa impureza entra nos poros do corpo e provoca a morte celular, devido à sua alta toxicidade. Quanto maior o tempo de exposição, mais os agentes poluentes entram no corpo.
Tomar muito sol
Quando o item acima é aliado à exposição a raios solares, a produção de radicais livres é bem mais acelerada. Os raios ultravioletas podem invadir a pele mesmo quando o tempo está nublado, pois oxidam as células. A ação da alta quantidade de sol na pele á facilmente percebida após alguns anos, com o aparecimento de manchas e rugas.
Ter um estresse alto
Você provavelmente já ouviu que o estresse causa rugas. Isso é verdade. O estresse é um processo não só psicológico, como também biológico. Ele tensiona o corpo e as células, impedindo uma boa circulação e oxigenação. Em prol de manter o funcionamento dos órgãos principais, os nutrientes deixam de ser encaminhados às células que fazem o revestimento da pele, o que impede a produção de colágeno e elastina.
Não se hidratar
A água cria uma camada de proteção para as células da pele, fortalecendo suas camadas para evitar os danos causados por outros fatores. Essa camada protetora permite que ocorra a produção de colágeno e elastina, além de permitir a absorção de vitaminas que podem combater os radicais livres.
Há algumas formas de combater o envelhecimento precoce. Veja algumas das mais recomendadas:
- beber bastante água;
- fazer exercícios físicos regularmente;
- cortar álcool e fumo;
- ter uma dieta rica em alimentos antioxidantes;
- usar diariamente um bom protetor solar;
- limpar a pele corretamente todos os dias;
- procurar formas de reduzir estresse e ansiedade;
- fazer tratamentos para estimular o rejuvenescimento celular.
Apesar de não ter como evitar a ação natural do tempo (envelhecimento intrínseco), é possível combater o envelhecimento precoce, uma vez que ele é extrínseco, diz respeito aos hábitos de vida, que podem ser mudados. Um exemplo disso são gêmeos idênticos, que devido à ausência ou existência de hábitos saudáveis, possam aparentar ter idades diferentes.
Agora que você já sabe como combater o envelhecimento precoce, que tal aprender sobre a sculptra, uma técnica que ajuda na produção de colágeno e rejuvenesce a pele?