Sem dúvidas emagrecer é uma vontade de grande parte dos brasileiros hoje. Segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade cresceu 60% durante um período de dez anos no país, assim sendo, 54% da população tem sobrepeso. Que isso traz inúmeros problemas para a saúde com certeza você já sabe, mas você conhece o que muda – por dentro e por fora – do seu corpo com o emagrecimento?
O emagrecimento saudável vem acompanhado de muitas mudanças de hábitos. Certamente, quem deseja perder os quilos em excesso alia uma alimentação saudável à maior ingestão de água e atividades físicas. Com essas mudanças, é possível perceber uma melhora na aparência da pele, já que a hidratação adequada melhora o aspecto dela. Além disso, o consumo de alimentos ricos em colágeno, biotina, vitamina C e ômega 3 fazem com que essas mudanças sejam ainda mais evidentes, melhorando até mesmo o aspecto do cabelo.
Se a sua dieta for rica em aminoácidos e vitaminas B, C e E, é possível perceber também o crescimento de unhas mais fortes. Isso ocorre porque há um estímulo na produção de queratina e outras proteínas importantes. Para mais que isso, quando unimos as mudanças alimentares e atividades físicas, conseguimos perder o excesso de gordura aparente no corpo. Ou seja, a gordura visceral, a mais perigosa para o organismo e que fica concentrada na barriga, é eliminada podendo reduzir em vários centímetros a circunferência dessa área.
Se por fora do corpo as mudanças já são surpreendentes, por dentro elas são ainda melhores. E, quando isso é dito, não significa que você precisa perder muitos quilos para começar a se beneficiar. Quer um exemplo? Perdendo 5% do seu peso (por exemplo: 4,5 quilos, caso seu peso seja de 90 quilos), você consegue diminuir bastante o risco de ter diabetes. Isso ocorre porque a diabetes é uma doença ligada ao alto nível de açúcar na corrente sanguínea, então, se o corpo precisa de insulina para absorver e usar esse açúcar, uma melhor sensibilidade à insulina representa um melhor controle do açúcar no sangue.
Outro ponto positivo é o melhor funcionamento do coração. Quando você perde peso, a pressão arterial diminui, possibilitando menores riscos de ter doenças cardiovasculares. Além disso, a obesidade tem relação com os altos níveis de colesterol LDL (considerado ruim) e baixos níveis de HDL (considerado bom colesterol), fazendo com que se torne propenso a infartos e derrames.
Por fim, a perda de peso também traz melhora no humor e o sono. A melhora no sono acontece porque o excesso de gordura faz com que as pessoas não durmam bem e, não é só isso, quando se perde tecido adiposo da região do pescoço e abdômen, o ronco também diminui. Com noites bem dormidas, o humor melhora consideravelmente durante o dia. Essa melhora do humor também ganha um ápice quando pressupomos que os fatores físicos e psicológicos estão interligados.
Se você ficou animado com os tantos benefícios que o emagrecimento pode trazer, entre em contato com um profissional de confiança, pois, mais importante que perder peso é fazer isso de forma saudável.