Liraglutida é um medicamento de forma injetável que foi aprovado inicialmente para ajudar no controle de insulina para pacientes com diabetes. Porém, em 2016 a ANVISA também aprovou a substância para ajudar a regular o peso.
Não é preciso ter diabetes para usufruir do benefício de se manter em um peso adequado por meio da Liraglutida. O uso médico tornou-se seguro e com efeitos comprovados. Tudo que a medicação faz é ativar processos que já são naturais do corpo.
Essa também pode ser uma solução para quem tem dificuldade em seguir uma dieta, já que acaba sendo um incentivo a mais para praticar uma boa alimentação. Confira o post que preparamos e saiba mais sobre como a Liraglutida funciona para a perda de peso. Boa leitura!
O que é a Liraglutida?
A Liraglutida é uma substância sintética, porém, que imita a função do peptídeo semelhante ao glucagon 1 (GLP-1), que é o hormônio produzido pelo corpo. O corpo aceita a liraglutida por entender que já faz parte dele.
Por meio de testes do laboratório Novo Nordisk, em pessoas com sobrepeso, foi comprovada a eficácia da liraglutida para o emagrecimento, mesmo em pessoas não diabéticas.
Como essa substância age no corpo?
Nosso corpo produz um hormônio chamado GLP-1, que é responsável pela sensação de saciedade que sentimos após comer o necessário. O GLP-1 também atua no controle da produção de insulina e processo de digestão dos alimentos.
Quando injetada, a Liraglutida atua aumentando a produção o GLP-1, acelerando o processo de saciedade e a queima dos alimentos de forma mais rápida.
Efeito rebote?
Diversos remédios que promovem o emagrecimento têm como efeito colateral sintomas de ansiedade e até mesmo depressão que podem ocasionar o ganho de peso após cessar a medicação. Esse não é o caso da Liraglutida. E essa é uma das maiores vantagens em relação a outros medicamentos.
Quais são os efeitos colaterais?
Efeitos colaterais são comuns na maioria dos medicamentos. É preciso observar se eles se repetem com frequência e não deixar de relatar ao médico.
Os efeitos da Liraglutida podem ser: enjoo, dor de cabeça, perda de apetite, constipação, desconforto abdominal, cansaço. É comum que esses sintomas ocorram nos primeiros dias de uso.
Quais indicações e contraindicações de uso?
O medicamento continua sendo indicado para auxiliar diabéticos do tipo 2, mas também pode ser uma alternativa para quem está com sobrepeso ou obesidade e não consegue a perda de gordura de forma mais natural.
Ela não é indicada para quem continuar com uma dieta pobre em nutrientes e com muita gordura ruim. Também é contraindicada para quem apresentar alguma sensibilidade a ela, gestantes, lactantes, diabéticos tipo 1 e quem apresenta algum problema digestivo ou renal.
É importante ter em mente que Liraglutida é um medicamento que precisa de prescrição médica controlada, já que o tratamento é individualizado. Além disso, deve ser visto como uma alternativa para auxiliar no emagrecimento — ou seja, ainda é preciso aliar com bons hábitos alimentares.
Além de uma dieta balanceada, é necessária a prática de exercícios físicos para que o resultado do Liraglutida seja visto mais rápido. Portanto, não deixe de procurar uma equipe médica confiável para lhe auxiliar em possibilidade de medicação e também alimentação correta.
Agora que você entendeu o que é Liraglutida, confira mais um de nossos posts e saiba mais sobre o exame de bioimpedância.