A gravidez é um período que demanda cuidados especiais e que diferentes coisas acontecem no corpo da mulher. Por um lado, essa é a época da vida em que os cabelos costumam ficar mais bonitos e brilhantes, fato comprovado por muitas mulheres. Por outro, a pele se torna bem mais sensível e pode apresentar alguns incômodos, principalmente estrias e manchas, como o melasma.
Melasma na gravidez:
Dentre os problemas estéticos mais comuns entre grávidas, embora não seja exclusivo delas, é o melasma. As temidas manchas tendem a aparecer nessa época da vida, principalmente no rosto, em função das mudanças hormonais, já que há um forte estímulo para a produção do hormônio estimulante de melanócito.
Felizmente, há medidas capazes de prevenir o melasma durante a gravidez e em outras épocas da vida. A principal delas é o uso do filtro solar. O produto deve ter, no mínimo, FPS (Fator de Proteção Solar) 30 e deve idealmente ser reaplicado a cada três horas.
As outras medidas são evitar exposição ao sol e, se for se expor, proteger o rosto e o corpo com chapéus e roupas leves.
Acne gestacional:
Menos comuns do que o melasma, as espinhas também podem acometer as gestantes, principalmente aquelas que já apresentavam pele acneica e oleosa. Geralmente, o período mais crítico é o primeiro trimestre da gestação. O que muitas pessoas não sabem é que existem ácidos para controle de oleosidade e surgimento de novas espinhas que podem ser utilizados durante a gravidez. Na dúvida, consulte sempre seu dermatologista.
Inchaço na gravidez:
É comum ocorrer inchaço durante a gestação, principalmente no tronco e nas pernas. Felizmente, é possível minimizar o inchaço e a retenção de líquidos por meio da drenagem linfática manual. Em geral, estão indicadas pelo menos duas sessões por semana, mas é necessário que haja autorização do obstetra responsável por acompanhar o pré-natal.
Alimentação:
Além de ser fundamental para a saúde da mãe e do bebê, a alimentação adequada durante a gestação, em especial o consumo de vegetais ricos em vitaminas A, C e E, por serem elementos sabidamente antioxidantes, favorecem a saúde e a beleza da pele, além da produção de colágeno, minimizando diversos incômodos estéticos que podem surgir após a gestação.
Contraindicações e indicações:
Infelizmente, a gestação não é o período da vida mais indicado para realizar tratamentos estéticos como peelings, radiofrequência, botox, preenchimentos e lasers. Esses procedimento não são isentos de risco para o bebê e, neste período, há uma predisposição aumentada a efeitos alérgicos e manchas pós-procedimento. O uso de produtos que contenham princípios ativos como ácidos retinoico, glicólico, hidroquinona e afins também são contraindicados nessa fase.
Isso quer dizer que grávida não pode usar nenhum produto para a beleza da pele, certo? Errado. Existem sabonetes que auxiliam na limpeza da pele, principalmente para o controle da oleosidade, ácidos que ajudam no combate contra as espinhas e manchas, assim como hidratantes que melhoram a elasticidade da pele e minimizam as estrias.
O uso de produtos durante a gravidez, incluindo a escolha do melhor protetor solar, assim como a busca por qualquer tratamento ou massagem, deve ser feito com o acompanhamento de um dermatologista e com a autorização do obstetra responsável.
Quer saber mais sobre como cuidar da pele, da beleza e da alimentação durante a gravidez? Marque sua consulta no Instituto Dr. Bruno Lage. Nossa equipe está pronta para te atender!