Além de trazer sérios riscos para a saúde, o efeito sanfona também provoca diversas consequências para a pele. Você sabe quais são?
O que é o efeito sanfona?
Efeito sanfona é o nome utilizado para definir a oscilação de peso, ou seja, o ganho de peso logo após um processo de rápido emagrecimento. Essa oscilação está comumente associada a dietas restritivas, que “prometem” a rápida perda de peso, porém o indivíduo não consegue se manter na dieta e nas privações alimentares e, ao chegar no número ideal, volta a ter uma alimentação exagerada, ganhando peso novamente.
Quais as consequências do efeito sanfona para a pele?
A pele também é alvo das consequências do efeito sanfona, principalmente, na flacidez e no surgimento de estrias. Com a rápida perda de peso, a pele não se adapta de maneira adequada, causando a flacidez indesejada e, com isso, pode desencadear o envelhecimento precoce. . Além disso, devido às oscilações causadas pelo efeito sanfona, a pele sofre um rápido estiramento que pode causar o rompimento das fibras de colágeno, formando assim as estrias. Essas estrias são comuns nas coxas, bumbum, seios e barrigas e nunca desaparecem por completo, porém podem ser suavizadas por meio de tratamentos.
Como evitar o efeito sanfona?
A principal forma de evitar o efeito sanfona e suas consequências para a pele é, principalmente, abandonar dietas restritivas e manter um acompanhamento médico nutricional. Já a flacidez e as estrias podem ser amenizados com procedimentos estéticos. São eles: – ultrassom microfocado e radiofrequência – laser de Co2, microagulhamento robótico – bioestimuladores de colágeno É importante lembrar que a associação de tratamentos é sempre o melhor caminho para se obter os resultados mais eficazes.