Você já ouviu falar em sarcopenia? Embora o termo pareça estranho, essa é uma patologia séria e bastante comum na senilidade, provocando o enfraquecimento dos músculos e comprometendo a independência dos idosos.
Quer entender mais sobre sarcopenia, quais são suas causas, diagnósticos e tratamentos? Então, acompanhe este post até o fim!
O que é sarcopenia?
A sarcopenia é uma patologia progressiva, generalizada e multifatorial que geralmente atinge pessoas com mais de 60 anos de idade. A doença é caracterizada pela perda involuntária e progressiva da massa muscular, desencadeando no declínio da força e da resistência física.
A queda do desempenho muscular tem impacto direto na autonomia e na qualidade de vida do idoso, que, consequentemente, acaba perdendo sua independência, devido à incapacidade física gerar diversos riscos de acidentes.
De acordo com o Grupo Europeu de Trabalho com idoso, publicado no consenso de 2010, existem 3 definições de sarcopenia. São elas:
- pré-sarcopenia: quando há somente redução da massa muscular;
- sarcopenia: quando há a redução de massa muscular, força e resistência física;
- sarcopenia severa: quando a redução de massa muscular, força e resistência física atingem um grau severo, provocando total incapacidade física.
O que causa a sarcopenia?
As causas são multifatoriais. A doença pode ocorrer por declínio neurológico, alterações hormonais, obesidade, sedentarismo, má alimentação, doenças crônicas, como diabetes, ou inflamatórias, como reumatismo, artrite e artrose.
Todos esses são fatores que contribuem para a ativação do estresse oxidativo e a redução da síntese proteica no organismo, alterando a integridade neuromuscular e comprometendo a rigidez da musculatura.
Como é o diagnóstico da sarcopenia?
O diagnóstico da sarcopenia é dado a partir do surgimento de 2 ou mais características. Veja abaixo:
Perda de massa muscular
Considerando que um adulto saudável possui cerca de 60% de massa muscular em seu corpo, uma pessoa com valor abaixo deste pode ser considerada com sarcopenia. Avaliação da bioimpedância é um bom exame.
Declínio de força
O enfraquecimento é notado quando o idoso não é capaz de realizar movimentos simples, como um aperto de mão.
Disfunção muscular
Nota-se pela capacidade e velocidade do indivíduo em produzir movimentos simples, como se levantar de uma cadeira e sair andando.
É importante ressaltar que o diagnóstico da sarcopenia não está associado a perda de peso, no que diz respeito a gordura corporal. É comum um paciente com sarcopenia perder massa muscular, o que chamamos de massa magra, e ter a substituição do tecido por gordura (tecido adiposo), não sendo notado no peso, nem na forma física.
Qual o tratamento da sarcopenia?
O tratamento da sarcopenia, quando em estágio inicial, envolve mudanças de hábitos alimentares, com amparo nutricional adequado, e a prática de atividades físicas, de resistência principalmente, acompanhadas por um profissional da área.
Em estágios mais avançados, além dos procedimentos citados acima, poderá ser necessário intervenções dietéticas, uso de medicamento, suplementos alimentares, hormônios e fisioterapia para reabilitar a musculatura do paciente.
Para garantir uma vida saudável na velhice e evitar a sarcopenia é muito importante manter uma boa alimentação, rica em proteínas e aminoácidos, e praticar atividades físicas regularmente.
E aí, gostou do conteúdo? Deixe seu comentário dizendo o que achou das informações e como elas podem ser úteis em sua vida, familiares e amigos!