Se você é frequentador de alguma academia, já deve ter escutado falar do anabolismo e do catabolismo. Mas, você conhece a diferença entre eles?
O primeiro passo para entender é conhecer a definição metabolismo. Esse termo, provavelmente, é mais conhecido por você. Ele se refere ao conjunto de todas aquelas reações bioquímicas que acontecem no nosso corpo, sendo elas classificadas em anabolismo e catabolismo.
Dessa forma, o metabolismo fica regulado a depender de alguns fatores, sendo eles submissos a características individuais, tais quais o peso, a idade, o sexo, os hormônios e a prática ou não de atividades físicas. Então, para que o corpo funcione mantendo o equilíbrio é necessário o balanceamento entre o anabolismo e o catabolismo.
O anabolismo são todas as reações químicas que ocorrem no organismo e constroem moléculas complexas a partir de outras mais simples através do gasto de energia.
Assim sendo, o anabolismo representa a junção de reações de síntese ou construção. Para entender melhor, imagine que você busca ganhar peso ou massa muscular. Quando toma essa decisão, deve passar a consumir alimentos energéticos para que o organismo ganhe energia e a use para aumentar os músculos.
Já o catabolismo é o caminho inverso. Ele representa todas aquelas reações químicas que envolvem compostos orgânicos complexos convertidos em moléculas mais simples.
Desse modo, o catabolismo representa a reação de quebra e degradação. Um exemplo fácil de ser identificado é quando há quebra de proteínas para formar os aminoácidos.
Assim sendo, o anabolismo é processo de construção de moléculas, enquanto no catabolismo ocorre a quebra delas. Ou seja, o primeiro é um processo construtivo, enquanto o outro é um processo destrutivo.
No processo de anabolismo há o consumo de energia e envolve hormônios como: estrogênio, testosterona, hormônio do crescimento e insulina. Enquanto que, no catabolismo, comum em atividades físicas de intensidade moderada, envolve-se a adrenalina, cortisol, glucagon e citocinas.