Uma vida saudável e longeva é resultado de um conjunto de hábitos saudáveis, dentre os quais a prática regular de atividade física se inclui. É preciso ter em mente que musculação e exercícios aeróbicos são atividades que, cada uma à sua maneira, proporcionam diversos benefícios. Juntas, são capazes de trazer os resultados almejados quando o treino é ajustado para tal. Entenda mais!
Aeróbico
Atividades aeróbicas, a exemplo de corrida, pedalada e pular corda, potencializam o processo de emagrecimento e a perda de gordura corporal, além de auxiliarem na manutenção do peso ideal. Aliadas da saúde e do bem-estar, diminuem as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão arterial e liberam a endorfina. Ou seja, favorecem a qualidade de vida.
Musculação
Já o treino de musculação funciona por meio da execução de exercícios repetitivos utilizando o levantamento de halteres ou o uso de aparelhos, elásticos ou o próprio peso corporal. É uma atividade procurada por pessoas que desejam melhorar a definição corporal, aumentar a resistência física, hipertrofiar e emagrecer. Isso mesmo, emagrecer!
Atividades complementares
Com o objetivo de hipertrofiar, muitas pessoas focam somente na musculação e deixam as atividades aeróbicas de lado. Por sua vez, há pessoas obcecadas em emagrecer que acabam negligenciando os treinos de musculação.
Na verdade, os dois hábitos são contraindicados. Afinal, musculação e aeróbico não devem ser vistas como atividades isoladas e sim como complementares. Por isso, devem ser combinadas de acordo com o seu objetivo. Quem malha com a intenção de ganhar massa magra não precisa fazer aeróbico sempre, e sim realizar essa atividade algumas vezes por semana.
Como planejar o treino?
A ordem dos fatores altera os resultados dos treinos, sim! Por isso, junto ao seu instrutor ou personal trainer, você deve deve alinhar o seu treino aos objetivos almejados.
O indicado para quem deseja priorizar a hipertrofia é iniciar o treino com a musculação e depois seguir para o aeróbico, já que o corpo está mais descansado e disposto a pegar pesado nas cargas.
Quem busca o emagrecimento pode recorrer ao treino acima ou intercalar aeróbico com musculação, técnica que eleva a frequência cardíaca e acelera o metabolismo.
Se a meta for aumentar a resistência, o treino deve começar com o aeróbico, intensificando o mesmo. Neste caso, assim como no treino intercalado, a carga da musculação deve ser reduzida.
Quer saber mais sobre a escolha do treino ideal para você? Marque sua consulta. A equipe do Instituto Dr. Bruno Lage está pronta para te ajudar a alcançar seus objetivos.