Você provavelmente ouve com frequência sobre a importância de ingerir alimentos que contenham vitamina C. O ácido ascórbico, que é a vitamina C, promove um revestimento nas células do nosso corpo, aumentando seu tempo de vida e também nos fazendo ter uma imunidade mais alta.
O colágeno, que faz a ligação dos tecidos, tem sua produção acelerada quando recebe a vitamina. Porém, além de consumir alimentos ricos na substância, também é preciso reforçá-la com o uso tópico na pele, que é estabilizada e diferente daquela consumida oralmente.
Veja, a seguir, quais são os benefícios do uso da vitamina C tópica na pele!
Reduz os danos do sol
Os raios ultravioletas fazem a liberação de mais radicais livres na pele e isso acelera o processo de morte celular, gerando o envelhecimento precoce. A vitamina C em sua forma tópica forma uma barreira de proteção para as células. Porém, ainda é indispensável o uso de protetor solar.
Um grande mito sobre a vitamina é que ela deve ser usada somente à noite. Muito pelo contrário, ela deve, sim, ser usada durante o dia também, exatamente para combater os agentes externos que envelhecem a pele.
Combate as rugas
O colágeno consegue reter mais água e elasticidade, mantendo a pele hidratada. Após os 30 anos de idade, é comum começar a perder colágeno e água na pele, então, surgem as primeiras linhas de expressão ou mesmo rugas mais profundas.
Essa perda é desacelerada quando há uma boa rotina de cuidados com a pele, o que inclui o uso da substância tópica.
Hidrata a pele
A água que bebemos é distribuída para as diferentes funções do corpo. Mesmo que você beba 2 litros de água por dia, não é garantia de que sua pele ficará saudável e com viço.
O uso tópico da vitamina auxilia a reter a água para as células do rosto. Há menos evaporação ou mesmo redistribuição da água da pele para o resto do organismo. Ainda assim, é extremamente necessário ingerir cerca de 2 litros de água por dia para as outras funções.
Reduz manchas na pele
Algumas manchas provenientes do excesso de sol ou melasma podem ser reduzidas com a vitamina C combinada com outros ativos e acompanhamento dermatológico. É preciso ter em mente que o tratamento para manchas pode ter um prazo um pouco maior em meses, dependendo de cada caso. Mas é certo que a vitamina C é indispensável.
A vitamina C deve ser de uma marca confiável e em uma porcentagem que realmente será eficaz para o estado em que a pele se encontra e idade em que vai começar o uso. Como é uma substância volátil, sensível à luz e difícil de estabilizar, é comum que esses dermocosméticos sejam um pouco mais caros que os cosméticos tradicionais.
É essencial uma indicação do dermatologista sobre qual produto usar e um acompanhamento desse profissional para o tratamento da pele com a vitamina C.
Agora que você sabe dos benefícios da vitamina C para uma pele mais saudável, que tal aprender sobre como se prevenir de doenças?