A toxina botulínica é mais conhecida por seu nome popular, botox, e é desenvolvida a partir de uma proteína retirada da bactéria Clostridium botulinum. Sua aplicação é uma das técnicas mais procuradas em clínicas de estética para ser utilizada como um redutor de linhas de expressão e rugas.
Funciona como um paralisante de contração muscular. Nossos músculos se contraem naturalmente, devido a uma substância chamada acetilcolina. O botox age impedindo que a acetilcolina chegue do nervo até o músculo, impossibilitando, assim, que este forme os vincos na face e, também, evitando até algumas dores musculares.
A autoestima faz grande diferença na vida cotidiana das pessoas, e com uma solução de múltiplos benefícios, é mais fácil de obtê-la.
A seguir, elencamos 5 benefícios do botox para você entender o poder dessa substância. Confira!
1. Sorriso gengival
O sorriso gengival é quando a gengiva fica com uma exposição muito grande no ato de sorrir, deixando os dentes com aparência de pequenos e gerando desconforto para a vida cotidiana do paciente.
O procedimento com a toxina botulínica é realizado de forma mais rápida e menos invasiva do que o ato cirúrgico para a retirada da gengiva. Como o músculo do lábio superior fica limitado, a gengiva não fica em exposição.
2. Hiperidrose axilar
A hiperidrose é o suor em excesso, e não é por falta de higiene. Além de causar desconforto em público e até mau cheiro. Com a aplicação do botox nas axilas, é possível diminuir as atividades das glândulas sudoríparas. Esse é um tratamento de eficácia imediata e com mais garantias do que testar diferentes cosméticos.
3. Hiperidrose palmar e plantar
O excesso de suor também pode ocorrer nas solas dos pés (plantar) e nas mãos (palmar). Nas mãos não há mau cheiro, mas pode atrapalhar para realizar tarefas cotidianas, inclusive um aperto de mãos em reuniões importantes.
Nos pés, além de causar odor, pode ocorrer infecções e pode provocar acidentes de torção de tornozelo ou queda, pela pessoa ter o pé escorregando no sapato. Com o botox, as glândulas exercem sua função estática sem exagero na produção de suor.
4. Facial
As linhas de expressão na face correspondem ao dinamismo que temos em expressar emoções, rir, falar. Costumam ser visíveis no terço superior do rosto (testa), no terço médio (região dos olhos e maçãs do rosto) e inferior (redor da boca, mandíbula e queixo).
A aplicação de botox é a mais conhecida. A aparência rejuvenescedora é obtida em poucas horas após a sessão, e a quantidade dependerá do quadro do vinco do paciente.
5. Pescoço (técnica de Nefertiti)
As linhas do pescoço geram um certo incômodo na estética dos pacientes. Elas podem surgir tanto por genética, quanto por manter o pescoço abaixado em alguma atividade. A Técnica de Nefertiti utiliza a aplicação de botox no maxilar inferior e músculo do pescoço. Em poucos dias nota-se a redução de flacidez e a pele sem as rugas.
A reaplicação é necessária a cada 4 ou 6 meses. Para que os benefícios do botox sejam prolongados, é preciso também cuidar da hidratação da pele com dermocosméticos, que serão receitados pelo dermatologista, e filtro solar. É possível alternar com o preenchimento de ácido hialurônico.
O tratamento estético preventivo pode ser realizado nos primeiros sinais de aparecimento de rugas, que costumam ser acima dos 30 anos. Nesse caso, os efeitos são ainda mais naturais e rápidos.
A aplicação do botox deve ser realizada por um cirurgião plástico, para saber a quantidade certa que o paciente precisa e não comprometer nenhum nervo importante. O cirurgião plástico vai harmonizar a face, deixando uma impressão suave e natural, sem aquele temido efeito repuxado e extremamente rígido.
Gestantes, lactantes, pessoas com infecções nas áreas que serão aplicados o botox, não podem realizar o procedimento.
Você conhecia todos os benefícios do botox? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e marque seus amigos para que eles conheçam também!